Developing

Introdução

Com o objetivo de manter um histórico das atualizações e principalmente dizer ao usuário final qual é a versão mais recente os softwares possuem um número identificador chamado de versão. Esse número indica para o usuário qual é a sua edição e (muitas veazes os fabricantes disponibilizam uma lista contendo) quais mudanças foram realizadas nesta nova versão.


O Controle de Versão

Cada empresa trabalha com seu próprio padrão no que diz respeito a numerção da versão, porém, em geral, seu significado é o mesmo, e de forma geral podemos generalizar da seguinte maneira:

O primeiro dígito é o chamado de Major, ele indica uma grande mudança no software, quando o conceito do projeto foi alterado ou a interface gráfica foi modificada significativamente ou ambos.

O segundo dígito é chamado de Minor, ele indica quantas funções foram acrescentadas ao software na atual versão.

O terceiro dígito é chamado Revision (Revisão), ele indica a correção de bugs, atualização de dados e alterações pequenas na interface gráfica.

O quarto dígito geralmente não é aprensentado ao usuários, pelo menos não à usuários comuns, pois é um número utilizado apenas pelos desenvolvedores para manter o histórico de quantas vezes o software foi compilado. Sendo assim o quarto dígito chamado Build significa o numero de vezes que o programa foi compilado dentro daquela revisão. Esse número é zerado toda vez que o Revision é incrementado.

O número da versão é montado da seguinte forma: Major.Minor.Revision.Build, por exemplo, 2.1.2.65.
Na fase de testes pode vir seguido de um indicador dizendo que o estado do software ainda não é final. Os nomes Alfa e Beta são os mais comuns, mas também é possível mais indicadores quando se precisa passar por etapas para se chegar a versão final, geralmente fases de testes.

Um software ganha o controle de versões assim que começa a ser codificado, antes disso podemos destacar duas fases importantes:

  • A primeira fase é dada pelos requisitos do software e a ideia de funcionamento.
  • A segunda fase é o planejamento de funcionamento, definição de tecnologias a serem utilizadas e métodos de implementação.

A seguir após o início da codificação as seguintes palavras são usadas para definir o estado do software para os usuários:

  • A palavra pré-Alfa significa que o software ainda está em fase de desenvolvimento e não chegou a uma versão estável.
  • A palavra Alfa após o número da versão significa que o software já funciona mas ainda não possui todas as funções habilitadas, algumas ainda serão escritas, algumas já estão prontas mas dependem de algum requisito não pronto e outras coisas a mais.
  • A palavra Beta diz que o software está com todas suas funções habilitadas e funcionais, mas ainda estão na fase de testes e pode apresentar algum erro no funcionamento ou em dados.

Softwares de Controle de Versão

Existem vários softwares que auxiliam no controle de versão. Entre os mais comuns podemos citar:

Tortoise SVN

ClearCase

Mercurial

CVS

Git

O funcionamento e utilização desses softwares é um assunto bem extenso que ficará para um próximo post. Mas para os interessados eu selecionei alguns links que abordam o tema. Veja:

Sistema de Controle de Versão

Conceitos Básicos de Controle de Versão de Software

Controle de Releases em Equipes Simplificado usando VS 2005/2008 e Tortoise

Veja Também

jQuery – Dialog

jQuery – Disable HTML Controls

C# – Screenshot

C# – StringBuilder vs Concatenation

_____

Não esqueça de deixar seu comentário, critica, elegio, dúvida e etc. Ele é muito importante para a melhoria do blog.

Advertisements

Comments on: "ES – Controle de Versão" (1)

  1. Ótimo artigo !!
    Parabens !!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: